31.5.06

Al Lowe para presidente

Al Lowe, o genial criador da série Leisure Suit Larry vai voltar a produzir games, e agora por conta própria. O título do novo projeto é Sam Suede: Undercover Exposure; sai o gigôlo de terninho branco e medalhão no peito, entra um detetive novato que, no momento em que se depara com os guardas, "ao invés de cortar as suas gargantas, aplica-lhes um cuecão". Leia a entrevista completa com Al Lowe, no Gamasutra.

29.5.06

Clowes do oriente (e do passado)

Yoshihiro Tatsumi é um quadrinista japonês que passou a ser conhecido no mundo ocidental a pouco, através de seu The Push Man and Other Stories, editado por Adrian Tomine, fã confesso do autor. Na introdução Tomine cita Daniel Clowes como uma de suas grandes influências e é impossível não lembrar deste ao ler as 16 histórias que compõem o volume do primeiro ano de produção (1969) de Tatsumi.

As histórias tratam basicamente de neurose, psicose, esquizofrenia e todas as outras que se possa encontrar em um livro de psiquiatria. Os personagens são sempre losers do sexo masculino, perdidos num cenário urbano, proletário e sem sentido. Tem o excessivamente tímido apaixonado pela imagem de uma mulher na televisão, o que inicia uma relação bizarra (porém nada escatológica) com um rato, o assassino de estômago fraco, o que esconde uma escrava sexual em casa, o aleijado que é usado para satisfazer o exibicionismo de um casal, o travesti que se envolve com uma mulher, etc, etc, etc.

Falando assim pode parecer que é tudo exagerado e doente, mas o que interessa a Tatsumi é falar sobre pessoas sensíveis demais e sem nenhum rumo que, justamente por isso, não têm lugar "nesse mundo cruel".

26.5.06

Aurélia, o dicionário das bis

Vai ser o maior bas-fond (do francês: lugar do babado). Na próxima terça-feira, chega às lojas e inferninhos de São Paulo o Dicionária Aurélia, carinhosamente batizado de O Pai das Bichas, pelo site MixBrasil. O livro é um lançamento da Editora do Bispo - nada a ver com a Universal, ok? - que entre outras coisas, já botou na praça o safado Catecismos de Devoções, Intimidades & Pornografias, de Xico Sá.

Em tempo, e com toda a sutileza que lhes é peculiar, eis a definição para o "bi" do título:
Bi - S.f. 1. Forma abreviada e carinhosa para bicha; 2. Adj. Bissexual. Ex.: Lacraia acha que é bissexual, só porque ela dá e chupa.

23.5.06

Pedaaaaaala!

18.5.06

psicodelia.br

17.5.06

Isso é que é flashback


Pong + LSD = Plasma Pong

15.5.06

All Your Base Are Belong To Us

Parece que o meme do título é o sentimento da geral: tá tudo dominado.
Pedindo ajuda da Wikipedia mais uma vez, checamos uma outra possibilidade: "histeria coletiva, ou histeria de massa, é o fenômeno psicológico da manifestação dos mesmos sintomas histéricos em mais de uma pessoa. Pode começar quando um grupo presencia um indivíduo ficando histérico durante um evento traumático ou extremamente estressante".
E agora, histeria, que "é o diagnóstico dado a um estado de espírito de medo ou excessos emocionais não-controláveis".
Parece de acordo, já que a idéia diz respeito à reação exagerada a um estímulo e não à ausência dele. Acho que esse outro caso seria esquizofrenia mesmo, o que definitivamente não se aplica.
Pois é.

14.5.06

Entendendo a Nintendo


Com um stand desses dava para não ser o destaque da feira? Pois é: na E3 deste ano, que acabou anteontem em Los Angeles, não teve para ninguém. Ao mostrar que o Wii é de verdade mesmo e não uma piada de mau gosto, a Nintendo foi a vedete da feira. Cumpriu a palavra e disponibilizou dezenas dos novos consoles para que o público brincasse a vontade com o tal do novo controle, sensível a movimentos etc etc etc. Pior é que, nesse caso, os "etc" são mais do que importantes: tirando os joguinhos patéticos de encher pneu de bicicleta, matar patinho de borracha e o escambau, o controle é beeeeem interessante nos jogos "de verdade", como no shooter/espada Red Steel, no novo Legend of Zelda Twilight Princess, onde funciona como arco e flecha, e até como um skate em Tony Hawk Downhill. Por incrível que pareça, existe vida inteligente por trás do hype.

Dead pixels



Tenho de confessar que ver a exposição Into the Pixel me deixou um pouco frustrado. Montada em uma das dezenas de salas dos Los Angeles Convention Center, tinha como proposta destacar a relação entre arte e games, e como um se alimenta do outro nos dias de hoje. Faz sentido. O problema é que o que foi mostrado ali nada mais é do que a arte dos games, em outras palavras, ilustrações ou pinturas que servem para munir os criadores dos jogos com referências visuais. São bonitas, claro. Mas não te parece um contrasenso uma mostra de arte e videogames em que o objeto final são... pinturas?! Tão século 19, hehe.

Derretendo na Meltdown Comics


Bem-vindo a Meltdown Comics. Funciona assim: você entra, e logo de cara é recebido por alguns dos action figures mais legais do mundo – e ninguém aqui está falando uma escultura de 40 cm do Hulk ou coisa que o valha. Aí, começam os problemas: você dá mais uns passos e vê todos aqueles quadrinhos alternativos que sempre quis na sua biblioteca (falo por mim, ok). Pega tudo. Desespera-se. Faz as contas, e tem de deixar algumas (muitas) coisas para trás... Assim, é a vida. Cruel. Mas a gente chega lá. Pode escrever.

Isso não é uma guitarra...


... é o paraíso na terra para qualquer guitarrista, fã da grungeira dos anos 90 movida a essas belezinhas que você vê aí – e muitas, muitas outras que não vou colocar aqui porque isso não é um fotolog. Mustang(s), Jaguar(s), Jazzmaster(s), Telecaster(s), você escolhe. (Ou não: cada uma dessas, todas originais, 60/70, não sai por menos de US$ 2.500, com algumas chegando até a US$ 40 mil doletas!!!). Se eu comprei uma?? Claro que não. E eu ia gastar dinheiro com uma coisa dessas??! Hã.... sim!

Em tempo, o templo da perdição é o Guitar Center Hollywood, no 7425 da Sunset Blvd.

Brasil - L.A. - Venice


OK, tenho de reconhecer: Los Angeles é uma puta cidade, mas se tem uma coisa que eles precisam aprender conosco é comer e beber. Nessa foto, em Venice Beach, uma das praias mais descoladas da cidade, dá pra perceber que eles estão se esforçando... Bud? Heineken? Ninguém merece! Agora me dêem licença que vou comer um... hamburguer.

10.5.06

E por falar em japoneses...

É divertidíssimo assistir às peripécias do Asimo, o robô humanóide da Honda que não só é capaz de atividades puramente motoras (correr e se "exercitar", por exemplo) mas também tem umas habilidades sociais básicas, como identificar e cumprimentar transeuntes.

Dica da Roberta.

8.5.06

Sujeito de sorte...

... esse repórter da revista Time. Não só conseguiu se infiltrar no QG da Nintendo, em Kyoto, para testar em primeira mão o novo console (ou deveria dizer 'controle'?) da Nintendo, o Wii, como o fez lado a lado de Satoru Iwata e Shigeru Miyamoto. A reportagem é boa, dá uma geral no posicionamento estratégico da Nintendo ("Se estivermos sempre ouvindo o que os jogadores hardcore pedem, nunca iremos surpreende-los", diz Iwata, mandando um recadinho pros rivais Sony e Microsoft), e crava que o fator imersivo do Wii é realmente "poderoso".

Se é isso mesmo ou não (afinal, depois de um mimo exclusivaço desses é difícil acreditar que o repórter iria sair metendo o pau..), vou conferir pessoalmente amanhã na coletiva da Nintendo às vésperas da E3. Sim, também não dá pra dizer que sou o cara mais azarado do mundo...

7.5.06

Dicionário de bolso

Aí está mais um uso legal para o iPod: dicionário e afins. Pena que tem que pagar. Será que falta muita para surgir uma opção gratuita?