28.6.06

Flash + Ciência


"Levitated.net contém poesia visual e diversão científica narradas em um abiente gráfico orientado a objetos."

Resumindo, um monte de pequenas aplicações open source em Flash, algumas interativas e outras não, feitas por um estúdio de "design & code" americano, que brincam com conceitos como sistemas auto-organizáveis, fractais e a boa e velha matemática.

E tudo, sem exceção, muito bonito.

24.6.06

Preza para presidente!

Aproveitando minha rápida passagem pelo Rio, fui ontem fazer uma "preza" no lancamento do livro do Arnaldo Branco, As Aventuras do Capitão Presenca, que está saindo pela Conrad. Foi lá na lojinha do Matias Maxx, a estilosa La Cucaracha, com direito a cerveja grátis a rodo (aquilo, sim, é que é 'free beer'), camisetas da Candyland, fanzines e, claro, uma selecão finíssima de quadrinhos... A HQ do Capitao, aliás, é uma das melhores coisas que vi saindo por aqui recentemente: sem-vergonha, bandeirosa, mas uma delícia de ler - especialmente para a galera do dedo amarelo...

Ah, e só para não perder o costume: não só o livro, mas o herói Presenca também está licenciado em Creative Commons!

O Haiti é aqui

Não adianta: quadrinhos me perseguem. Enquanto esperava para entrevistar o Jimmy Wales no lobby do hotel onde está rolando o iSummit 06, aproveitei para dar uma folheada em Hai Ti!, uma HQ produzida por uma instituicão da Namíbia para falar aos alunos e professores das vantagens do uso da tecnologia no aprendizado. Não deu para sacar muito do roteiro, mas os desenhos estão bem acima da média "Instituto Universal Brasileiro" desse tipo de iniciativas. E, sim, está tudo em Creative Commons.


(Saca só a camisa dos caras, que style...)

iSummit 06 - Dia 2

"Não receitarás". Essa foi a conclusão (?) do primeiro debate a que assisti hoje, pela manhã, no segundo dia do evento da comunidade global do Creative Commons, no Rio. A discussão, meio que uma lavagem de roupa suja, no bom sentido, entre os membros de projetos de CC em todo o mundo, girou em torno de se é ou não necessário reduzir o número e a complexidade das atuais licencas para 1) buscar um "princípio essencial" que diga, em poucas palavras, a que o CC veio e 2) com isso, supostamente, atrair mais adeptos para a comunidade. O problema é que ao dizer que liberdade (ou CC) é liberar todos os usos, menos o comercial, ou ainda, liberar todos os usos, inclusive os derivativos, pode ser útil para uns, mas não para outros. Em outras palavras, liberdades são relativas e ninguém melhor do que os próprios criadores de conteúdo para definir quais delas eles desejam permitir para cada uma de suas obras individualmente.

Em outra mesa interessante, fui "apresentado" ao site Revver, uma espécie de YouTube, no qual os criadores dos vídeos ganham um dinheirinho toda vez que seu filme for assistido por alguém. Como? Acrescentando anúncios ao final do clipe. Sempre que um vídeo é subido para o servico, a Revver cola um microsoftware (podemos chamar de DRM do bem?) nele, que ajuda a "vender" o vídeo para potenciais anunciantes. Já viu aquele videozinho hilário do Mentos + Diet Coke? Se sim, vc é um dos 3,5 milhões de usuários que estão contribuindo para encher os bolsos da dupla de criadores do vídeo...

23.6.06

"E é góstósa, hein..."



Aí está, o ministro-boêmio provando uma legítima Free Beer (leia post abaixo). Como eu perdi a cena ao vivo, aí estou eu, camisa do Brasil e tudo, assistindo a um streaming direto de Second Life, em um auditório construído na ilha particular do Joi Ito, chamada Kula 4.


Eis o link para ver o vídeo na íntegra na web...

iSummit 06 - Dia 1

Bom, por onde começo?

Hoje é o primeiro dia da iSummit 06, uma conferência do Creative Commons que vim para o Rio cobrir. O dia foi longo e começou com uma apresentação de: Ronaldo Lemos, Larry Lessig, Joi Ito, Gilberto Gil... Além das metáforas de sempre sobre futebol, capoeira bla blabla blabla bla, houve umas coisas interessantes levantadas ali:

- O Ronaldo anunciou que a Radiobrás vai liberar todo o conteúdo dela em CC, seguindo o modelo Atribuição, que permite todos os usos e exige apenas que se dê crédito;

- O Lessig disse que já são 140 milhões de link backs para licenças CC na rede, espalhados por 49 países (entre eles, o vídeo novo do Pearl Jam!)

- Já o Joi Ito falou um pouco sobre como os vídeos em CC são a "next big thing" no Japão: as televisões estão começando a aprender que podem fazer programas com conteúdo livre...

- E o Gil? Bom, além do discurso que já estava aí no post abaixo, e de ter cantado Parabolicamará em inglês (!), a melhor do dia foi ter tomado um goró da Free Beer, cerveja fabricada pela galera do Superflex com a receita em CC;

- Algumas das novas iniciativas interessantes que vi aqui por enquanto incluem: dotSub, eyespot, Freedom Toaster... Clique nos links e descubra por conta própria.

Mais imagens do evento estão sendo postadas no flickr sob a tag "isummit".

O evento vai até domingo: stay tuned!

21.6.06

A Microsoft é legal

Crise de consciência? Tempo de voltar atrás? Seja lá o que for, a Microsoft está lançando uma atualização para o Office que permite que vc salve seus documentos diretamente em Creative Commons. O primeiro documento oficialmente licenciado dessa forma é o discurso de Gilberto Gil para a abertura da iCommons Summit, conferência que rola neste final de semana no Rio. Como diz o ministro-cantor, nas entrelinhas:

"Tudo muda, o tempo todo. E só quem sabe entender a mudança pode conquistar a vitória, ou melhor, vitórias, sempre parciais."

Mas, para citar Cae, neste meu lapso tropicalista... Ou não: antes de fazer o download da atualização no site da Microsoft, vc é obrigado a passar por uma "revista digital" que irá verificar se o seu MS Office é genuíno.

Certas coisas, nunca mudam.

Valeu, Sayeg!

Compartilhar é feio


Agora, sim, eles me convenceram.

19.6.06

Amém, pingüim

O pingüim ao lado é um dos candidatos a logo de uma distribuição cristã do Linux, o Cristux. Entre os objetivos está "dar uma solução para as necessidades de Igrejas, paróquias, grupos e laicos".

Isso é que é fé no sofware livre.

13.6.06

The Next Big (Programming) Thing

Já há bastante tempo tem gente falando sobre agentes. Mas essa é a primeira vez que leio algo a respeito em um canal voltado para a programação comum, do dia-a-dia.

Talvez estejamos chegando lá.

12.6.06

Quadrinhos muderninhos


Coisa linda: a revista americana "muderninha" Vice lançou uma edição inteira só com quadrinhos alternativos. O número foi todinho editado pelo Johnny Ryan e tem coisas inéditas de Peter Bagge, Dave Cooper, Tony Millionaire, Sophie Crumb etc (e bota etc nisso). E o melhor, tá tudo online. Vai lá.

Imbecilidade coletiva?

Jaron Lanier acaba de comprar uma briga daquelas graças a um artigo publicado na revista eletrônica Edge no qual usa a Wikipedia para criticar a chamada inteligência coletiva da internet.

Mais do que o seu próprio wiki (que insiste em lembrar sua ligação como diretor de um filme que ele renega), o que Lanier critica é que a Wikipedia "tenha sido elevada em importância tão rapidamente" e que isso seria resultado de "um novo coletivismo online", que, por sua vez, estaria recuperando (acriticamente) outros coletivismos "malignos" do passado, tipo nazismo, fascimo, maoísmo etc.

O problema de dar tanta importância ao conhecimento coletivo, insiste ele, é que com isso estamos deixando de assumir responsabilidade (autoria) por nossas (?) idéias e que daí para estarmos concordando -- e dando importância -- com situações absurdas seria um pulinho. Venho pensando um pouco nisso também e, ao olhar a lista de vídeos mais assistidos no You Tube ou, como lembra bem ele, os cantores eleitos no American Idol, confesso que começo a perder as esperanças nessa tal de "sabedoria da multidão".

Ainda assim, não consigo concordar com a saída oferecida por ele que seria a de voltar a se submeter a algum grau de autoridade, ou meritocracia, que teria resultado em experiências mais "equilibradas" (aspas minhas) de filtragem de informações, tipo os grandes jornais americanos, a comunidade científica e, em último grau, as instituições. (Aquele papinho reacionário de que blogueiro não é escritor, e quem tem gente que é "bem" paga para fazer isso "bem" blablabla blabla...).

Na minha modesta opinião, a tal inteligência coletiva carece de ajustes, sim. Mas não do tipo chame o suporte técnico porque ele sabe muito mais do que você e irá resolver o seu problema da maneira mais clara e objetiva possível. É preciso, antes, aceitar e reconhecer a existência (e as ambigüidades) da produção colaborativa de conhecimento para, depois, questionar a direção que ela está tomando (e porque ela tomou este ou aquele caminhos).

Bom, a discussão é boa, o artigo é obrigatório, e o nível das respostas (com gente do naipe de Douglas Rushkoff, Cory Doctorow e o próprio "pai" da Wikipedia, Jimmy Wales) é altíssimo. E você, o que acha?

11.6.06

“Eu sou praticamente todo mundo"

Mais uma do mestre Aphex Twin, famoso por criar histórias, personas e gostar de confundir.

A Future Music lançou um concurso de remixes para uma música de Luke Vibert e a vencedora foi uma tal de Tahnaiya Russell. Um tempo depois, durante uma entrevista de Aphex Twin para a revista ele disse que ele era Tahnaiya Russell e que "foi divertido ler o review". Depois da confissão, a revista deciciu mandar o prêmio para o segundo colocado...

Praticamente um Luther Blisset.

Via rraurl.

3.6.06

Nada de novo (de novo) no front

Saiu a lista de vencedores do troféu HQ Mix, que premia os melhores das artes gráficas em dezenas de categorias no ano de 2005. Fica até chato reclamar, porque pela primeira vez participei da comissão organizadora e confesso que estive menos presente do que deveria. O fato é que ano vai, ano vem, e os vencedores sempre são os mesmos. Melhor chargista do Brasil? Angeli. Melhor tirinha? Laerte. Melhor desenhista? Spacca. Isso para não falar nos Tintim, Lobo Solitário, Maus e afins que aparecem na lista de vencedores. Nada contra isso tudo, repito: participei da comissão, reconheço o valor dos clássicos e concordo que em muitos casos a concorrência é baixa mesmo. Mas que, olhar pra uma lista dessas me dá uma vontade louca de correr pra Amazon e comprar uma porrada de HQs gringas, de gente nova (bom, pelo menos mais nova que o Manara, com certeza) de quem eu nunca ouvi falar, ah isso dá. Sem falar nos Bruno D'Angelo, Arnaldo Branco, Andre Dahmer, Guilherme Caldas, Mascaro e Lin da vida que estão aí para todo mundo a ver a um tempo considerável, mas reconhecimento que é bom, nada. Pronto, falei. Que venha 2007.

2.6.06

Recifilia

Agora, sim, é propaganda: o Guilherme Werneck me chamou para gravar com ele o Discofonia desta semana. O recheio do podcast são algus discos que eu trouxe na mala da minha última viagem ao Recife, no Carnaval deste ano, tipo Erasto Vasconcelos, Eddie, Mundo Livre etc. Ah, e tem uma faixa do novo do Mombojó, que apesar do que vinha sendo prometido pela Trama, não saiu em Creative Commons, não. Pelo menos isso não ficou claro pra mim procurando no encarte do disco. Eita...

A F. é F.!


Que fique bem claro, isso não é uma propaganda, é uma ordem: corra para a banca garantir a sua edição da revista F., que agora está sendo editada pela Conrad. Tocada pela porquíssima trindade Allan Sieber, Arnaldo Branco (o da tira aí acima) e Leonardo, tem colaborações de Fábio Zimbres, Rafael Sica além de um pôster inacreditável do Jaca... Foda!

PS: Na quarta que vem tem uma festinha de lançamento aqui em SP no Bar São Cristóvão, na Vila Madalena.

Lambuzado até o pescoço?

A história bizarra, como de resto tudo o mais vem sendo por estas bandas, veio pelo advogado Omar Kaminski. Trata do não menos bizarro episódio do sorteio online de vagas para assistir ao julgamento de Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos, que mataram os pais da pobre menina rica a pauladas em 2002. Até aí, tudo "normal"...

Agora, bisonho mesmo é o site criado pelo próprio TJ - até provem o contrário - para receber as inscrições dos interessados em assistir o julgamento, marcado para 5 de junho próximo. Com jeitão e cara de phishing, o dito cujo foi registrado por um tal de Marcelo Antonio Nantes Pereira, dono da... Lambuze Comércio de Dôces (sic) e Salgados Ltda!

Quer mais? O tal do sr. Nantes, que foi até reconhecido pelo TJ como sendo um de seus funcionários, é ainda dono dos registros redeglobodetelevisao.com.br, pcdob.com.br e... meunomeeeneas.com.br!

Pelamordedeus.com.br, alguém me explica o que está acontecendo nesse país?!