29.1.08

Saindo as palavras por uma porta e a vida por outra

É praticamente impossível pinçar um só trecho dessa entrevista com Xico Sá, feita pelos caras da extinta revista ''F", mas - até onde consta - jamais publicada. OK, aqui vai um:

Eu fui comer... a seqüência foi: vegetais que era mais fácil, não tinha trabalho... normalmente era bananeira. Eu era um otário rural na categoria, no meu universo. Meus primos eram foda, comiam porcas por exemplo. E dizem que porca é uma das maiores fodas da história. Nego rola na lama, e o cu da porca é apertado. E eu era um otário rural da pior espécie, eu era mais magro, faltava força física pra encarar, aí eu pega seres inanimados, uma bananeira, era melhor palma – que é aquele cacto que comem em seca. Nêgo vai com uma peixeira, tira os espinhos e tem uma baba que é igual a de uma buceta mesmo, de verdade. A bananeira também tem uma parecida, mas essa palma, você tira os espinhos e vem uma baba que é melhor... supera a buceta em viscosidade. É infinitamente superior a buceta.

Agora... LEIA!

26.1.08

Alguém me entende

O título da tira é Startling e, obviamente, veio do xkcd.

Marcadores:

25.1.08

Ligações perdidas de propósito

Jan Chipchase, alguém que tem um dos trabalhos mais legais do mundo, comenta no último post de seu blog o uso de ligações de celular perdidas intencionalmente. Ele identifica três usos básicos para tal:

  • Pedido de ligação de retorno: Alguém sem crédito ou que não quer gastar liga para outro e desliga, indicando ao outro seu desejo de que este ligue de volta.

  • Significado negociado previamente: Duas pessoas combinam a ação que deve ser executada quando a ligação perdida ocorrer. Por exemplo, uma mãe pode combinar com seu filho que quando ela for buscá-lo na escola ela apenas vai "dar um toque" para indicar que ele deve se dirigir à saída.

  • Relacional: A ligação serve apenas para criar contato entre as partes, nenhuma ação é gerada pela ligação perdida. Algo como acenar para um conhecido à distância.

No post ele indica o artigo The Rules of Beeping: Exchanging Messages Via Intentional "Missed Calls" on Mobile Phones (pdf).

O estudo chama a atenção por dois motivos. Primeiro, por mostrar como tecnologias podem ser "distorcidas" para cumprirem funções não pensadas para elas originalmente (definição de hack - "A Hack is usually a technique used to subvert, misuse or subtly change a program, gadget or mechanism in such a way as to change, or add to, its functionality") e o quão comum é isso. E depois, por mostrar que adaptar tecnologia não é privilégio daqueles que as entendem em profundidade, já que não implica necessariamente em alterações estruturais de hardware ou software.

Marcadores: , ,

12.1.08

Prédios e computadores

A Technology Review mostra nove prédios cuja construção só foi possível graças ao uso intensivo de computadores no cálculo das estruturas pensadas pelos arquitetos (registro necessário, ou BugMeNot neles). Não que design auxiliado por computador (CAD) seja alguma novidade, já que está por aí há décadas. O que chama a atenção é a sofisticação que a técnica atingiu.

Isso lembrou Deleuze and the Use of the Genetic Algorithm in Architecture, de Manuel De Landa, em que o autor especula sobre o passo além: como seria não o design auxiliado por computador, mas sim o design executado pelo computador. O artigo discute como se daria o uso de algoritmos genéticos aplicados ao design (e as conseqüências para o papel do artista nesse caso).

Marcadores: , , ,

Terminus

Terminus é um curta canadense que segue à risca a cartilha da Warp.

Via Boing Boing.

Marcadores: