23.2.09

Simplificando

"Wikipedias are places where people work together to write encyclopedias in different languages. We only use simple English words and grammar here. The Simple English Wikipedia is for everyone! That includes children and adults who are learning English."

Via xkcd.

Marcadores:

Star Wars + Scratching


Via Churrasco Grego.

Marcadores: , ,

O fim do Veridian Design Movement

Bruce Sterling declarou a morte do movimento que fundou em 1998. Ele explica porque em The Last Viridian Note.

Mas o que chamou a atenção no texto não foi o fim do movimento em si, mas sim o desdém de Sterling pelos conceitos de vida simples à la Thoureau ou os propagados pelos "dark greens". Ao recapitular o que aprendeu ao longo dos nove anos que durou o movimento, apresenta um processo bem fácil para viver bem num mundo capitalista.

A ideia é que você possui quatro tipos de coisas, que ocupam espaço e tempo:

  1. Coisas bonitas.

  2. Coisas emocionalmente importantes.

  3. Ferramentas, dispositivos e aparelhos que realizam alguma função útil de forma eficiente.

  4. Todo o resto.

Se livre de tudo que não se enquadre nas três primeiras categorias, mas não se livre de nada que se enquadre nelas.

Daí pra frente é uma grande argumentação e inúmeras dicas de como realizar isso na prática.

Via 8x8.

Marcadores:

21.2.09

Memristor

O memristor é o quarto elemento de circuito fundamental, juntamente com o resistor, o capacitor e o indutor. A diferença entre eles é que o primeiro só foi desenvolvido no ano passado, após muitos anos de pesquisa no HP Labs. A sua existência havia sido prevista em 1971, em um artigo obscuro de Leon Chua, mas foram necessários 37 anos até que alguém o desenvolvesse de fato.

O memristor apresenta uma resistência que varia com a tensão. Até aí, nenhuma novidade. A sua real importância está no fato de que a resistência se mantém após a tensão ser retirada. Ou seja, é um elemento que apresenta memória (daí seu nome).

A aplicação imediata é obviamente a construção de dispositivos de memória mais eficientes. Segundo R. Stanley Williams, líder da equipe que desenvolveu o memristor, “você poderia deixar todos os arquivos do Word e planilhas abertas, desligar o computador, e sair para pegar um café ou sair de férias por duas semanas. Quando você voltar, você liga o computador e tudo está instantaneamente na tela, exatamente onde você deixou".

Mas a maior promessa desse novo elemento pode estar na pesquisa e construção de inteligências artificiais. Sua estrutura é bastante semelhante a de uma sinapse. No momento, já há pesquisas com objetivo de reproduzir aspectos do cérebro, com transistores no lugar dos neurônios, nanofios da barra que liga os memristors (como na imagem acima) como axônios e memristores no cruzamento desses fios como sinapses.

Para mais detalhes, e ter uma noção de quão doloroso (e recompensador) pode ser o processo de desenvolvimento de inovações, vale o longo artigo da IEEE Spectrum de dezembro, escrito pelo próprio R. Stanley Williams.

Marcadores:

9.2.09

Amor à arte

Dedicatória de Donald Knuth, um dos maiores cientistas de computação da história, em sua obra definitiva, The Art of Computer Programming:

"This series of books is affectionately dedicated to the Type 650 computer once installed at Case Institute of Technology, in remembrance of many pleasant evenings."

Marcadores: