11.8.05

O estranho mundo do marketing

Marketing é algo bem engraçado. Tem um gráfico muito bom mostrando quem são os consumidores da Nokia nesse estudo sobre o mercado de celulares. Eles estão divididos em:

  • Experiencers: "Eu quero me divertir".
  • Impressors: "Eu quero que você goste de mim e me admire."
  • Controllers: "Eu preciso ter controle sobre como você me vê."
  • Maintainers: "Eu quero manter o que é importante para mim."
  • Balancers: "Eu faço o balanço de meus recursos com relação as coisas que são importantes para mim."
  • Sharers: "Eu ouço, escolho e compartilho."

Eu traduziria 4 primeiros tipos como: hedonista, carente, inseguro1/egocêntrico e inseguro2. O quinto parece OK e o último, que é o cara inofensivo, que ouve, escolhe e compartilha, é tido como criminoso por gente como a RIAA.

É, parece que o dinheiro ia ser melhor aplicado se gasto com psicólogos ao invés de celulares.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home