2.2.06

Last.fm ou Pandora, eis a questão

Confesso que ainda não tinha ouvido falar do segundo, mas um link no Slashdot me levou a um ótimo artigo do blog de Steve Krause comparando o aparentemente perfeito Last.fm ao aparentemente mais-do-mesmo Pandora.

OK, ambos oferecem uma seleção infinita de músicas em streaming baseada em um único artista sugerido pelo usuário. A principal diferença, explica Krause, é que enquanto o Last.fm se baseia no esquema a-música-que-eu-ouço-pode-ser-boa-para-aquele-que-gosta-da-música-
que-eu-ouço-que-gosta-da-música-que-ele-ouve-que-gosta-da... (bom, deu para entender!), o Pandora se baseia em um outro princípio. Os caras têm um exército de escravinhos brancos trabalhando diariamente para catalogar, em termos de melodia, harmonia, gênero musical, estilo de voz etc. etc., todo e qualquer novo artista que chega às mãos deles.

O que muda, na prática, é que as músicas que você vai ouvir na rádio da Last.fm podem lhe agradar, mas não necessariamente têm uma relação lógica entre elas; já no caso do Pandora, é maior a chance de você ouvir algo de que nunca tinha ouvido falar, mas que tenha tudo a ver com o "estilo" de música que gosta.

Não sacou? Então leia o artigo inteiro, que vale muito a pena.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

O Pandora é muito interessante com essa história de genoma da música. Acontece que se gêmeos univitelino podem ser completamente diferentes em suas personalidades, o mesmo pode ser dito de músicas aparentemente univitelinas. Elas podem ser muito semelhantes, mas com caráteres totalmente distintos. Eu prefiro uma associação por gosto do tipo Last.FM (até porque ela reserva mais espaço para surpresas) do que essa cientifização de algo que simplesmente desafia a ciência o tempo todo.

7:31 PM  
Blogger Unknown disse...

Discordo do Guilherme. Para o meu gosto pessoal, prefiro o Pandora. Já descobri centenas de bandas e artistas q realmente nunca tinha ouvido falar. Mas essa não é a vantagem principal: para mim, faz mais sentido chamar de "Station" algo q toca música de mesmo estilo (como em uma estação de rádio segmentada). Ou seja, se hoje eu escolhi ouvir o estilo X, q me venham músicas desse estilo! No Lastfm nem sempre é assim. Não dá pra criar uma rádio que toque somente o gênero q eu quero ouvir.

12:23 AM  

Postar um comentário

<< Home