13.9.06

A narrativa na era do video


Há três meses atrás surgiram no YouTube videos da lonelygirl15, uma adolescente contando fatos de sua vida. Submetida à uma disciplina rígida imposta por pais religiosos, ela vem usando o site para fazer confissões e divagações.

Tudo bem, nenhuma novidade, existem alguns milhões de pessoas fazendo o mesmo. Mas, por algum motivo desconhecido (provavelmente graças aos bons roteiros e a edição "esperta"), uma multidão (564226 views do último video) começou a acompanhar suas histórias, discutir sua veracidade e tentar descobrir quem era a garota através de fóruns e "videos-resposta".

O mistério teve um fim nesses últimos dias: lonelygirl15 é um projeto de um grupo de cineastas tentando (e conseguindo) criar uma nova forma de se contar uma história.

Impossível não lembrar que William Gibson, como sempre, já sabia: a história do conjunto de videos misteriosos na Internet com uma legião de curiosos tentando desvendá-los foi contada pelo mestre em Reconhecimento de Padrões, de 2003. Com a diferença que lá os artefatos não eram uma versão barata de Dawson´s Creek e o desenlace era bem mais interessante.

Para quem estiver interessado em saber mais vale uma olhada no post da danah boyd.

Update: o mestre comenta o assunto em uma linha.

1 Comentários:

Blogger diego disse...

porra, mauricio, juro que nao tinha feito essa ponte... nao eh que eh isso mesmo!! eh bobear, e o fdp continua "prevendo"o futuro.

10:45 PM  

Postar um comentário

<< Home