8.9.05

Morte a indústria (insira nome da indústria)

Vamos com muita calma. O assunto é o seguinte. Na última GDC (Game Developers blabla), um painel, com alguns caras importantes, resolveu conclamara a morte da indústria dos jogos.
Embora o link óbvio seja no escapist mesmo, o negócio correu que nem fogo na imprensa alternativa. Dos palestrantes, o que explicou em menos palavras e foi mais aplaudido foi Greg Costykian.
Voce pode ler a íntegra do discurso no blog. Mas o melhor é entender essa apresentação.

Mas na dúvida SCRATCHWARE MANISFESTO na cabeça deles.

1 Comentários:

Blogger diego disse...

Duas coisas (que no fundo têm tudo a ver uma com a outra)

Sobre iPods e venda de música: sim, os iPods estão vendendo pra cacete. 10 milhões? que seja... Um dado mais recente, que li hoje, fala em 5 milhões de unidades só entre abril e junho deste ano... O Jobs fala em 60 músicas por pessoa? OK. Façamos as contas: qual a relevância de 60 músicas "oficiais" por player... considerando que cada um desses 10 milhões de players suporta de 15 a 100 vezes mais faixas do que o iTunes está vendendo oficialmente? Ou seja: sim, Burns, a "revolução" (anticorporativa/pró liberdades invididuais) está em curso. E o mais tesão é que não tem engenheiro ou DRM de cu é rola que consiga parar isso. Que venham os iPods e PSs porque eles são legais!

Sobre games, acho que é a mesma coisa... No mesmo momento em que a EA gasta milhões pra lançar um jogo novo, outros milhões (de pessoas) já estão comprando outros milhões de cópias (piratas) em dezenas de países ou trocando-as em redes p2p...

Moral da história: a indústria sabe o que está fazendo, paga boas cabeças para fazê-lo e só ela tem cacife pra isso. Meia dúzia de pessoas compram o oficial (o que é bom para sustentar a indústria) e o restante come pelas beiradas... isso é distribuição de renda!

Por que pobre não pode comer picanha?

abs, D.

4:06 PM  

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