16.1.06

Razão e sensibilidade

Não é nenhuma novidade, mas vale comentar. A Grande Caçada aos Tubarões é uma coletânea com matérias de Hunter Thompson indo de comentários sobre o nascimento do movimento hippie em San Francisco à exclusivas com Muhammad Ali, passando por aventuras drogaditas em território mexicano e a história que deu origem a Medo e Delírio. O mais legal do livro é notar que o Doutor Thompson ia muito além do estereótipo junkie-bruto-pôrraloca, se mostrando alguém com sensibilidade e percepção aguçadíssimas além de um forte senso de moral e ética (apesar de meio esquisito).

Um dos pontos altos do livro está na visita do doutor à Ketchum em 1964 para tentar entender o que levou Hemingway a se matar por lá com um tiro de espingarda aos 61 anos. A impressão que fica é que ele só achou a resposta mais de 40 anos depois, fazendo exatamente o mesmo aos 67.

Em tese, Thompson era um grande crítico da "decadente sociedade americana". Na verdade ele ia muito além disso: como qualquer um dos grandes, sua profunda visão de mundo atingia, sem restrições, a humanidade como um todo.

1 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

é o melhor livro, avaliando custo e benefício, do thompson.

1:55 PM  

Postar um comentário

<< Home