25.1.08

Ligações perdidas de propósito

Jan Chipchase, alguém que tem um dos trabalhos mais legais do mundo, comenta no último post de seu blog o uso de ligações de celular perdidas intencionalmente. Ele identifica três usos básicos para tal:

  • Pedido de ligação de retorno: Alguém sem crédito ou que não quer gastar liga para outro e desliga, indicando ao outro seu desejo de que este ligue de volta.

  • Significado negociado previamente: Duas pessoas combinam a ação que deve ser executada quando a ligação perdida ocorrer. Por exemplo, uma mãe pode combinar com seu filho que quando ela for buscá-lo na escola ela apenas vai "dar um toque" para indicar que ele deve se dirigir à saída.

  • Relacional: A ligação serve apenas para criar contato entre as partes, nenhuma ação é gerada pela ligação perdida. Algo como acenar para um conhecido à distância.

No post ele indica o artigo The Rules of Beeping: Exchanging Messages Via Intentional "Missed Calls" on Mobile Phones (pdf).

O estudo chama a atenção por dois motivos. Primeiro, por mostrar como tecnologias podem ser "distorcidas" para cumprirem funções não pensadas para elas originalmente (definição de hack - "A Hack is usually a technique used to subvert, misuse or subtly change a program, gadget or mechanism in such a way as to change, or add to, its functionality") e o quão comum é isso. E depois, por mostrar que adaptar tecnologia não é privilégio daqueles que as entendem em profundidade, já que não implica necessariamente em alterações estruturais de hardware ou software.

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Blogger Unknown disse...

toque raposa.

5:15 PM  

Postar um comentário

<< Home