11.4.06

Mais um pouco de nova economia

Tim O´Reilly explica em seu blog o que são competição assimétrica e encolhimento de mercado. Os conceitos são simples, os resultados não tanto.
Competição assimétrica é o fato de um novo competidor mudar as "regras do jogo" por não usar o mesmo modelo de negócios que o resto do mercado. Um exemplo disso é a competição entre Linux ("de graça") vs. Windows (pago).
Uma conseqüência que pode (mas não necessariamente vai) surgir daí é o encolhimento do mercado, ou seja, dinheiro simplesmente pára de ser gasto com aquele produto/serviço. Pensando no exemplo acima, quando alguém instala um Linux ao invés de um Windows, para onde vai o dinheiro economizado? Definitivamente NÃO é mais para o mercado de sistemas operacionais.
E isso vale para explicar disputas como IE vs Mozilla/Firefox, Wikipedia vs Encarta vs Britannica, etc (curioso que a Microsoft sempre está em algum dos exemplos).

2 Comentários:

Blogger diego disse...

Qual é a diferença do bom e velho dumping?

11:04 AM  
Blogger mdediana disse...

Não sou um grande economista (nem um pequeno, pra falar a verdade) mas acredito que a diferença entre isso e dumping é que no segundo o "vencedor", após a "aniquilação" da concorrência, volta a adotar o modelo de negócio padrão do mercado. Ou seja, é como se de repente a Mozilla Foundation, depois de ganhar o mercado do IE, passasse a cobrar pelo Firefox. E, pela licença usada, isso está fora de cogitação.

4:03 PM  

Postar um comentário

<< Home