19.10.06

Mapa = Microscópio

Em 1954 houve uma epidemia de cólera em Londres que foi controlada pela insistência de John Snow em dizer que a doença não era transmitida pelo ar (o que se acreditava até então), mas sim pela água contaminada. Anotando a localização das casas dos doentes no mapa da cidade, ele pode perceber que todas elas estavam no entorno de uma bomba d'água, identificando assim o provável culpado pela doença.


Esse é a história contada em The Ghost Map, livro de Steven Johnson lançado hoje. É claro que a função do livro não é só narrar as aventuras do Dr. Snow (já explicadas na Wikipedia), mas também mostrar mudanças importantes em conceitos relacionados às doenças e à organização de cidades.

Do "trailer" no YouTube (lá pelos 05' 15''):

"(...) mostrava que todas as mortes da vizinhança estavam irradiando de um único ponto do mapa que era onde a bomba d´água estava. Então, nesse momento de terror e morte e destruição um novo tipo de clareza aparece de certa forma, na habilidade de ver essa bactéria que era literalmente muito pequena para a tecnologia da época (ninguém ainda a tinha identificado completamente, mesmo Snow, ao longo de sua vida, não chegou a ver o Vibrio Cholerae), mas ele podia vê-la nos padrões
de mortes que emanavam dessa bomba."

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para esse post:

<< Home