29.5.07

A morte da televisão, parte 398

Esse é o título do post do Warren Ellis apontando para a notícia da BBC que fala sobre The Big Donor Show, programa holandês em que um doente terminal escolhe qual dentre três candidatos irá receber seus rins após sua morte. Os critérios são o histórico, o perfil, conversas com parentes e amigos do candidato e as opiniões da audiência, enviadas por SMS.

E não é só em termos figurativos que a televisão está morrendo. Anteontem foi o último dia de atividade da venezuelana RCTV, que não teve sua licença renovada por Hugo Chávez, que alegou que o fim do canal é um combate ao "capitalismo e à ditadura da mídia" (e já há outra na fila). Para entender um pouco melhor porque o presidente venezuelano não é muito amigo da RCTV vale assistir A Revolução Não Será Televisionada (Wikipedia), certamente disponível via torrents. Pelo filme dá pra ver que não é de hoje que a televisão, como instituição, não anda bem.

UPDATE: O programa aconteceu, mas a doadora era na verdade uma atriz. Os produtores alegaram que o objetivo era chamar atenção para o problema da falta de orgãos na Holanda. Estranho.

Marcadores: ,

28.5.07

Desafio

Quero ver quem consegue ir do Novo ao Velho Mundo seguindo as instruções do Google. Para tal, acesse o Google Maps, clique em Get directions e preencha origem e destino com, por exemplo, New York e London. Para essa viagem específica, o desafio está no passo 21.

Via martelada.

Marcadores: , ,

21.5.07

Orgulho nacional

Não que eu seja muito patriota, mas é legal notar as produções brasileiras nos dois sets do Beats In Space (RSS), programa de rádio do Tim Sweeney, da semana passada: a já manjada Let's Make Love and Listen to Death From Above, do Cansei de Ser Sexy, na parte 1 e Beautiful Life, do Gui Boratto, na parte 2.

Marcadores: ,

4.5.07

Cartografia de comunidades virtuais

Tirado do xkcd.

Marcadores: , ,

2.5.07

O dia em que o Digg quase caiu

Ontem alguém publicou no site de notícias colaborativo um hexadecimal polêmico, a chave criptográfica usada no sistema de DRM do HD-DVD. Com isso a AACS License Authority, organização que controla o sistema anti-cópia do HD-DVD, passou a intimar vários sites, sendo o Digg o principal deles, a remover as referências à chave. Quando o post original foi apagado os usuários iniciaram uma rebelião, publicando freneticamente várias histórias com o número proibido. É claro que o Digg não conseguiu correr atrás de todo mundo, saiu do ar, e voltou depois publicando em tom de discurso heróico uma declaração de Kevin Rose dizendo que se é isso que os participantes queriam era isso o que o Digg ia lhes dar, nem que para tal o site precisasse morrer no campo de batalha.

Polêmica à toa, todo mundo sabe como acaba essa história. Ou o modelo de negócios velho, baseado numa economia velha e com estratégias também velhas já venceu alguma até agora?

Para mais informações, ver joio.com.br e Boing Boing.

Via BarCamp Brasil.

Marcadores: ,