30.12.05

Eu disse: "macanudo"


Para nao dizer que nao falei das flores: eis a melhor descoberta que fiz ate o momento em Buenos Aires - alem dos discos do Ataualpa Yupanque e Alfredo Zitarrosa, de um livro escrito a quatro maos por Paco Ignacio Taibo II e Subcomandante Marcos, dos jardins de Palermo, do restaurante escandinavo 0lsen... Do que estava falando mesmo?! Ah, da descoberta: apresento-lhes Liniers, o melhor cartunista da nova geracao da Argentina, autor da tira Macanudo, publicada atualmente no jornal La Nacion. Ponha Bill Waterson, Charles Schultz, Quino, Todd Milionaire, Fabio Zimbres no mesmo cesto, multiplique pelos devidos indices de correcao de exageros e inexatidoes, e o que voce tem e´algo bem... bacanudo! Veja mais aqui, no fotolog do cara.

28.12.05

Relembrar é viver (e gastar)

Sabia que você pode comprar uma interessantíssima carta de Duque de Caxias para seu primo pela internet pela módica quantia de R$2.217,60? Pois é, dele e do Oswald de Andrade, do Dom João VI, do Ayrton Senna, etc. Tudo isso aqui.

Mais um achado do Pé Maestro.

22.12.05

Tabagismo / Tarot

O Natimorto é um livro do possível ex-quadrinista Lourenço Mutarelli, escrito numa linguagem absolutamente enxuta, que conta a história de um agenciador de artistas que lê a sua sorte nas figuras de advertência sobre os males de fumar dos maços de cigarros. Ele faz o paralelo entre as figuras do homem acendendo um cigarro no outro, do pai que fuma ao lado do filho, do casal com problemas sexuais e as cartas do tarot para prever o que o espera durante o dia. Isso trancado num quartinho de hotel com a cantora que possui a voz mais pura do mundo, que de tão pura é inaudível para as pessoas (com exceção do agente).
Aviso: o livro é muito mais interessante para aqueles que conhecem as tais figuras nos maços.

ET... Telefone... Minha Casa...

Tim Berners-Lee, o homem a quem é creditada a invenção da WWW, acaba de criar seu primeiro blog. Em que mundo ele estava vivendo, hein? Se agora até o caretaço do José Serra tem podcast...

Come on, Photoshop me


Tudo o que você sempre quis perguntar a um diretor de arte da Playboy, mas tinha certeza que ele não iria abrir o jogo. Ou ainda: o dia em que a gatinha virou baranga. Clique aqui.

16.12.05

Inteligência coletiva

Um recente artigo da Nature compara a Wikipedia à enciclopédia Britânica em termos de acurácia e o resultado pode ser surpreendente para alguns: de 42 artigos científicos analisados, foram encontrados 4 erros na primeira contra 3 na segunda. Considerando que os textos da Wikipedia tem em média mais do que o dobro do tamanho dos de sua concorrente de papel, pode-se dizer que é ela que contém mais informação exata.
E isso sem contar que nela é possível se achar textos sobre pessoas e obras um pouco mais, digamos, pop e modernas, enquanto teremos que esperar que elas virem clássicos absolutos antes de aparecerem na Britânica.

Via Slashdot.

12.12.05

História da música

A editora inglesa Black Dog deu início a edição de uma série de livros sobre alguns selos de música alternativa. E não podia ter começado melhor: o primeiro volume é sobre a Warp.

Via rraurl.

A nova web

Web 2.0 é o que alguns tem considerado a nova forma que a World Wide Web está tomando. Em um excelente artigo escrito por Tim O´Reilly (editor dos famosos livros técnicos com capas nonsense de animais e um dos principais "filósofos" de tecnologia hoje) existe uma lista básica do que torna uma empresa Web 2.0:

  • Venda de serviços e não software (Amazon).

  • Controle sobre dados únicos e difíceis de serem recriados que ganham valor a medida em que mais pessoas os utilizam (Google).

  • Encarar os usuários como desenvolvedores do serviço (Flickr).

  • Utilizar a inteligência coletiva (Wikipedia).

  • Valorizar as "pontas" da web (usuários finais, pequenos sites), não só o centro (clientes milionários, grandes sites). (AdSense)

  • Software rodando e integrando diversos dispositivos (iTunes).

  • Interfaces, modelos de desenvolvimento e de negócio simples e leves (37signals).


Como a coisa está meio na moda e já surgiram diversas buzzwords em torno da tal já tem um pessoal ironizando o hype, mas tudo indica que a Web 2.0 tem valor suficiente para sobreviver a ele, tornando-se algo realmente sério, interessante e disruptivo.

7.12.05

Movie your ass

O que você está fazendo aqui ainda que não está jogando The Movies? Ah, então aproveita e assista isso aqui. 100% criado com os recursos do jogo da Lionhead, French Democracy trata das recentes revoltas sociais na França. Koulamata, apelido do sujeito que criou o filme, é desde já o herdeiro legítimo de Spike Lee no The Movies.

5.12.05

Reality show nerd

Fog Creek é uma empresa de software de Nova Iorque fundada por Joel Spolsky (famoso no mundo da programação por Joel on Software) que se baseia em conceitos, digamos, modernos de trabalho: coisas como prazer no que se faz e projetos cool fazem parte das diretivas (Rushkoff, certo?). Pois bem, a mais nova deles é o documentário Aardvark´d: 12 Weeks With Geeks, mostrando o dia-a-dia de quatro estagiários envolvidos no desenvolvimento de uma aplicação, de sua concepção a sua entrega. O trailer é bom.

Via /..

2.12.05

Volto logo!


E você já está jogando The Movies?

Cozinhar é preciso

Agora um pouco de notícias "velhas", que foram se acumulando enquanto eu não encontrava tempo pra postar:

- Viu que fizeram um documentário-denúncia sobre o Wal Mart? Sim, você tem algo a ver com isso e, além do mais, o filme foi produzido pelos mesmos caras que fizeram Outfoxed, um tour sinistro por trás das câmeras da rede Fox. Bittorent nos dois, por favor.

- Escritor de quadrinhos, engolidor de ecstasy, "guru" da cultura pop digital e do mercado publicitário, Douglas Rushkoff está de livro novo: Get Back in the Box trata de como as pessoas e as empresas estão sempre procurando "the next big thing" a ponto de nem sequer tirarem proveito das novas descobertas. Em outras palavras, relaxa e goza!

- Peraí: (Os mestres fodões da nova escola de graphic novels fodonas) Chris Ware e Charles Burns no mesmo arquivo de... MP3?! Baixa já!

Cinema expandido e aos pedaços

Dos mesmos criadores do Cine Falcatrua, o Itaú Cultural sedia em SP, entre março e maio de 2006, o Festival Corta Curtas, descrito por eles como "o primeiro festival de cinema expandido e aos pedaços do mundo". A idéia é boa: dar o controle do projetor da sala de cinema ao público. Um por vez, claro. Diz o edital de lançamento do evento que todo filme em qualquer formato será aceito e que não haverá pré-seleção. Ou seja, se estiver afim de garantir os seus 15 minutos de fama (ou de falcatrua), entra nessa!

Gê sai da toca

Gosta de quadrinhos? Não tem programa para a tarde de sábado, 10/12? Então dá uma passada na Gibiteca Henfil, que fica no Centro Cultural São Paulo, e assista à palestra do Luiz Gê. Gê é o cara: esteve por trás da revista Balão, da editora Circo, da Chiclete com Banana, da Animal, mas desde os anos 90, quando escreveu uma HQ sensacional sobre a Avenida Paulista, anda meio recolhido, dando aulas no Mackenzie. Alguns podem achar desperdício, mas Pelé também deixou os gramados cedo, né?

1.12.05

Só é pobre quem quer

O esperto Alex Tew teve uma idéia para pagar a faculdade (e um pouco mais): criar um site com um milhão de pixels, a serem vendidos a um dólar cada, em blocos com 10 x 10 pixels no mínimo. Quem compra um desses blocos pode colocar lá um anúncio, uma imagem ou algo do gênero com um link para seu site e "ter um pedaço da história da Internet".
O cara já arrecadou 746 mil dólares até o momento.
Gênio.

Valeu, Fernando.

Mais um pouco de capas

Só que dessa vez o objetivo é entender até onde o mau gosto pode ir: seleção de medonhas capas de videogames.

Contribuição do Pé Maestro.