28.9.07

Bactérias comedoras de cérebro do espaço

Semana importante para as bactérias.

Primeiro uma missão espacial descobriu que a Salmonella criada no espaço é várias vezes mais mortal que a versão não-viajante. Especula-se que a letalidade da bactéria tenha relação com o stress provocado pela gravidade zero.

Depois disso seis pessoas morreram após nadar em um lago nos EUA, onde foram infectadas por um tipo de ameba que destrói os tecidos de uma pessoa enquanto ruma em direção ao cérebro, sua parada final. Especula-se que a bactéria, que prefere ambientes quentes, surgiu devido à elevação da temperatura da água do lago graças ao aquecimento global.

"It's the end of the world and I feel not so fine".

Marcadores: , ,

Redes sociais para vidas virtuais

Imagem de Reese Saenz.

Koinup é uma rede social para personalidades virtuais. Lá você pode criar o perfil de seu avatar do Second Life, World of Warcraft, IMVU e até The Sims 2, subir fotos e vídeos (machinima), escrever sobre as experiências vividas nesses mundos virtuais e se relacionar com outros avatares.

Cada vez mais Philip K. Dick e suas divagações sobre personalidade e realidade se tornam relevantes. Falta pouco para eliminarmos as fronteiras entre real e virtual, entre "first life" e "second life".

O que sempre me vem a cabeça a cada passo que damos nessa direção é "It's the end of the world and I feel fine".

Via Beyond the Beyond.

Marcadores: ,

27.9.07

Ramadã no espaço

A ida ao espaço do astronauta malaio Sheikh Muszaphar Shukor no próximo 10 de outubro levantou um problema novo para o Islã. Considerando que esse será o período do Ramadã, surge a dúvida sobre como rezar voltado à Meca quando se está girando ao redor do globo, o que significa que a cada momento Meca está em um lugar diferente.

Bom que o astronauta não teve resolver a questão por conta própria. Um grupo de 150 cientistas e estudiosos da agência espacial da Malásia resolveram o problema e o documentaram em "Um Guia para realização da Ibadah na Estação Espacial Internacional" (.doc), indicando que o astronauta deve tentar as seguintes opções:

1 - Kaaba
2 - Projeção da Kaaba
3 - A Terra
4 - Qualquer lugar

Via Wired.

Marcadores: ,

26.9.07

Sonic Youth lança próximo disco pela Starbucks

O Pitchfork descobriu em entrevista com Thurston Moore que uma coletânea com músicas da banda escolhidas por diversos artistas (Beck, Marcob Jacobs, Michelle Williams) sairá em breve pela Starbucks.

Por que uma rede de cafeterias ao invés de uma boa e velha gravadora? Segundo Kim Gordon, "eles são menos diabólicos que a Universal".


kim gordon on the starbucks deal from elizabeth glover on Vimeo.

Marcadores:

18.9.07

Desmanche de navios em Bangladesh

Warren Ellis aponta o ensaio End of Line como o link obrigatório do dia. E nós concordamos. São dez fotos impressionantes sobre o desmanche de supertankers em Bangladesh, responsável por 80% do aço utilizado pelo país.

Marcadores: ,

16.9.07

Rússia anuncia bomba de vácuo

Não vivemos mais na época da Guerra Fria, se bobear a Rússia ter "o pai de todas as bombas", "quatro vezes mais poderosa do que uma arma semelhante do arsenal dos Estados Unidos", nem faz diferença. O que é realmente importante nessa história é que a bomba é ecologicamente correta. Segundo o militar que fez o anúncio, a bomba causa destruição em massa mas é "amigável ao ambiente, se comparada a uma bomba atômica". Segundo Bruce Sterling, "it's the newer, greener armageddon".

O YouTube tem imagens da bomba em ação, em notícias em russo ou inglês (por sinal, agradeço se alguém explicar o strip tease como resposta ao primeiro vídeo).

Marcadores: ,

15.9.07

Títulos no Betazine

Os leitores desse blog talvez tenham percebido que os títulos dos últimos quatro posts foram diretos e pouco criativos (o que não significa que os anteriores o eram, mas pelo menos nos esforçávamos). Isso acontece devido a dois fatores básicos.

Primeiro, a dica óbvia mas nunca considerada de Cory Doctorow de que os sites de busca favorecem títulos sobre conteúdo em seus algoritmos de rankeamento. Dessa forma, o Betazine tem muito mais chance de ser achado por alguém procurando algo sobre "Medo e Delírio em Las Vegas" se esse for o título do post anterior ao invés de "Malucões e Pós-Modernismo" ou coisa que o valha.

Depois a constatação óbvia mas nunca considerada de que há muito tempo o post mais popular desse blog é Putinhas literárias. E sabem qual é a forma pela qual as pessoas chegam nele? Corroborando a afirmação de Doctorow de que título importa, o mecanismo é o Google (http://www.google.com.br/search?q=putinhas&hl=pt-BR&start=20&sa=N). Tudo bem, isso é muito mais um mérito da vontade de sexo da geral do que do título escolhido, mas acredito o fato de a palavra mágica estar no título favorece.

Pensando melhor, alguém ficaria ofendido se daqui pra frente, ao invés de usar os títulos para explicar o conteúdo dos posts, nós listássemos palavras de baixo calão e nomes de pornstars pra ver se conseguimos aumentar nossa audiência?

Marcadores:

Medo e Delírio em Las Vegas

"Deixa eu explicar pra você de um jeito bem simples. A gente tá procurando o Sonho Americano. Falaram pra nós que ele tá aqui por perto... Bem, a gente tá aqui atrás dele, porque nos mandaram vir lá de São Franciso pra fazer isso. Pra encontrar o sonho. É por isso que nos deram esse Cadillac branco. Acham que assim talvez fique mais fácil de encontrar..."

Finalmente sai no Brasil Medo e Delírio em Las Vegas, a obra-prima de Hunter Thompson, em que ele e seu advogado samoano vão à cidade dos cassinos tentar entender, através de corridas de motos no deserto e convenções policiais sobre drogas, o que aconteceu com a América.

Mas a impressão que temos é que antes de a viagem começar eles já conheciam a resposta. Sabiam que o país tinha perdido sua última chance. Em 71, ano em que o livro foi escrito, Jimi Hendrix e Janis Joplin já estavam mortos, deixando Nixon e o Vietnã em seu lugar. Com isso o que de fato acontece é que Thompson e seu companheiro nem ao menos tentam fazer alguma investigação, mas decidem aproveitar a viagem para fazer uma declaração. Eles enxergam exatamente a mesma coisa que Robert Crumb, mas ao invés de se tornarem críticos distantes e cínicos como ele, optam pela posição contrária, a assimilação e o confronto direto com o "inimigo".

Ambos se entopem de todos os tipos de drogas imagináveis e passam a apavorar corretos cidadãos americanos, arranjar brigas com garçons e destruir carros e quartos de hotel, como que dizendo "se é isso que vocês querem é isso que vão ter". No fim, a coisa toda se torna uma jornada destrutiva que parece adiantar em alguns anos o No Future formalizado no final daquela década. O Doutor Thompson questiona:
"Ah, que perda de tempo. Memórias dolorosas e flashbacks horrendos, dirigindo por entre as brumas do tempo na Stanyan Street... relembrar não faz sentido e não proporciona nenhum conforto aos que restaram. A questão, como sempre, é - e agora...?"
Curioso é que o livro não tem um tom pesado, não é uma daquelas narrativas sobre drogas e corrupção que pregam o apocalipse. Muito pelo contrário, toda a loucura é desejada e induzida pelos próprios protagonistas. Parece que à sua maneira eles experimentam a transição explicada por David Harvey (Condição Pós-Moderna):
"O modernismo dedicava-se muito à busca de futuros melhores, mesmo que a frustração perpétua desse alvo levasse à paranóia. Mas o pós-modernismo tipicamente descarta essa possibilidade ao concentrar-se nas circunstâncias esquizofrênicas induzidas pela fragmentação e por todas as instabilidades (inclusive as lingüísticas) que nos impedem até mesmo de representar coerentemente, para não falar de conceber estratégias para produzir, algum futuro radicalmente diferente."
É como se constatassem que o sonho havia definitivamente acabado e testassem de forma inocente e desesperada, através da alteração química de seus estados mentais, como seria a vida após isso, intuitivamente entendendo a idéia apresentada em O Anti-Édipo:
"Um esquizofrênico passeando é um modelo melhor que um neurótico deitado no divã do analista. Uma respirada de ar fresco, uma relação com o mundo exterior."

Marcadores: , , ,

14.9.07

Dilbert e Web 2.0

Tim O'Reilly, o próprio criador do termo Web 2.0, é quem aponta para a tira de Scott Adams avacalhando a última buzzword.

Marcadores: ,

Bibliotecas pelo mundo

Deveras bonitas as várias bibliotecas apresentadas pelo Curious Expeditions. A dica foi dada pelo O'Reilly Radar, e é interessante notar que dois posts antes o mesmo blog especulava sobre o fim definitivo dos livros (e de como Google, Amazon e Apple, como sempre, serão os responsáveis pela transição).

Marcadores: ,

12.9.07

Novo vídeo do Battles

Battles (MySpace), nossa banda de math rock favorita, mandando muito bem, como sempre.

Marcadores: ,